Programa de Formação para o Trabalho, Núcleo de Trabalho e Renda - NUTRE

Identificação

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santos- APAE
Mantenedora do Centro de Reabilitação e Habilitação "Casa Amarela"
CNPJ: 58.238.866/0002-04
Endereço: Rua Barão de Paranapiacaba n°236
Encruzilhada - Santos/SP CEP: 11050-251

Compromisso

Promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, e transtornos globais do desenvolvimento, em seus ciclos de vida: crianças, adolescentes, adultos e idosos, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania.

Programa Formação para o Trabalho - NUTRE

A qualificação para a inserção no trabalho de acordo com a habilidade que a pessoa apresenta tornando-o o mais independente possível, oferecendo oportunidades iguais, garantindo seus direitos de cidadão contribuindo a diminuição da discriminação e das barreiras que impedem a inserção profissional e social.
O educando deve aprender a identificar, discriminar e utilizar distintas ferramentas para realizar operações laborais polivalentes que lhe permitam, progressivamente, aumentar o domínio sobre os instrumentos de trabalho usuais em distintas oficinas.

Objetivos Específicos da Instituição

Propiciar ao portador de necessidades especiais à formação necessária para o desenvolvimento de suas potencialidades físico-cognitivas, tornando-o o mais independente possível em suas habilidades de vida, oferecendo ambiente e oportunidades iguais de participação, para que possa exercer sua cidadania, facilitando sua inclusão no meio social o qual faz parte, garantindo seu direito de cidadão.

Desenvolver ações voltadas à escolarização e formação integral dos alunos, buscando o desenvolvimento de suas potencialidades, focalizando a preparação para o trabalho, a inclusão social e a conquista da cidadania.

Descrição da Atividade Realizada

O Núcleo Trabalho Renda e Emprego- NUTRE, programa da APAE de Santos que tem como objetivo a qualificação das pessoas com deficiência intelectual para sua entrada no mercado de trabalho. Trabalhamos através da Lei de Cotas, (Lei 8213/91, lei de cotas para Deficientes e Pessoas com Deficiência dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência e dá outras providências a contratação de portadores de necessidades especiais. Art.93 - a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência), sensibilizando as famílias e as empresas parceiras, para que seja feita uma inclusão efetiva, dando oportunidades ás pessoas com deficiência intelectual, de autonomia, qualidade de vida e respeito, para que possam assim exercer sua cidadania.

Preparação para o Trabalho, Etapa composta pela Avaliação do Aprendiz

Consiste no levantamento de dados feito através de triagem pela equipe multidisciplinar (Pedagogas, Psicóloga, Assistente Social e Terapeuta Ocupacional) visando obter dados referentes à situação familiar, cognitiva, funcional e o interesse da pessoa e da família em que o aprendiz ingresse ao mercado de trabalho.
Após a Avaliação, de acordo com as habilidades, autonomia e interesse no trabalho, os aprendizes são encaminhados para o grupo correspondente para começarem seu processo de qualificação Profissional.

Qualificação para o Mercado de Trabalho

Possibilita a máxima autonomia para a pessoa, treinando hábitos e atitudes essenciais ao trabalho para desenvolver padrões de desempenho que correspondam aos exigidos no mercado de trabalho, através do oferecimento de maior variedade de experiências de trabalho em atividades práticas, pedagógicas e de complementação acadêmica.
Para que através dessas vivências, possam ter melhor desenvolvimento de suas capacidades e potencialidades de trabalho. Essa autonomia é sempre trabalhada em parceria com a família.

Inserção no Mercado de Trabalho

É a etapa de colocação da pessoa com deficiência em atividade laborativa, através do emprego apoiado, condizente com seu potencial, suas condições físicas e aspirações de acordo com as disponibilidades existentes no mercado. Trabalhamos anteriormente à entrada do aprendiz, a fase de sensibilização da empresa e após a contratação assessorando a empresa e o funcionário em todas as questões que se fizerem necessários.

Público Alvo

Pessoas com Deficiência Intelectual de 14 a 35 anos, de ambos os sexos e suas famílias. Demanda que pode ser alfabetizada ou não, porém a maioria é alfabetizada possuindo ensino fundamental e o ensino médio realizado através do EJA, que procuram o nosso serviço através de divulgação feita por outros aprendizes, profissionais da área da saúde e da educação e encaminhados pela própria entidade (APAE - Escola). Aceitamos também encaminhamento feito pelo CRAS ou CREAS, porém, nunca tivemos nenhum aprendiz enviado de tais instrumentos.

Quantidade de pessoas atendidas atualmente:

O projeto atende 24 aprendizes em processo de qualificação e 26 inseridos no mercado de trabalho, com acompanhamento mensal e assessoria às empresas.

Dia / Horário / Periodicidade:

As atividades acontecem de segunda a sexta feiras, em dois períodos, das 08h00min as 12h00min e das 13h30min às 17h30min, durante o ano inteiro e com matricula aberta também durante todo ano letivo

Estrutura Física


Sala de Psicologia
Sala da Assistente Social
Sala de Reunião
Sala de Aula


Sala de Espera e Recepção
Sala de Recursos Tecnológicos
Cozinha Industrial
Banheiros

Sala de Recursos Tecnológicos

Sala de Reunião

Sala de Aula

Cozinha Industrial

Atividades Extras Curriculares

Jovens Aprendizes em Ação

Equipe Técnica

Pedagoga

Caroline Cheilla Vieira Barbosa

Pedagoga

Pérsia V. Brás Kloman

Assistente Social

Adriana Helena Pauluci Politano

CRESS 33.395

Psicóloga

Camilla Rodrigues de Araújo

CRP n°06/70124

Terapeuta Ocupacional

Tauan Tripalli Noronha

CREFITO n°18786

Terapeuta Ocupacional

Patrícia Macedo dos Santos

CREFITO n°17046-TO

Nutricionista

Valéria Cristina M. Francez

CRN n°8485

Equipe de Apoio

Auxiliar de Secretaria

Uma Colaboradora

Auxiliar de Serviços Gerais

Duas Colaboradoras